A BELEZA DO MOSAICO EM VITRAL

A palavra Mosaico tem em sua origem grega, mousaikón, que significa “obra das musas”. Técnica aplicada em esculturas e superfícies planas como quadros, paredes e pisos.

Mosaico é uma arte decorativa que consiste em criar figuras geométricas ou abstratas com pequenos fragmentos de materiais.

Os mosaicos são encontrados principalmente na Itália, no Egito, na Macedônia – hoje ocupada pelos territórios da Grécia, Iugoslávia e Bulgária – China, entre outros países.

Vale lembrar que, no ocidente, provavelmente os maias e astecas já conheciam a técnica de Mosaico antes disso e, por esse motivo, há controvérsias sobre o seu surgimento.

O registro mais antigo de um mosaico é de 3.500 a.C, na cidade de Ur, na região da Mesopotâmia. Trata-se do Estandarte de Ur, uma caixa de madeira com painéis nos quatro lados e um mosaico feito de arenito avermelhado, lápis-lazúli e outros materiais preciosos.

Porém o mosaico só começou a ganhar destaque no mundo greco-romano, com decoração de pisos e paredes. Eles criavam pisos com pedaços de mármore branco ou de cor, assentados com uma massa compacta e resistente.

O mosaico é uma das mais antigas e mais belas expressões artísticas do homem. Nela, o artista compõe um minucioso e elaborado trabalho a partir de fragmentos que dão forma e beleza, possibilitando que uma imensidão de partes se tornem num todo.

No Período Bizantino, de Constantino, o mosaico era a forma mais bela e pura de representação do divino nas igrejas. Séculos depois o mosaico aparece nos vitrais das catedrais góticas, os castelos de deus! De modo que sem os mosaicos não haveria tamanha beleza e aproximação com o divino naquela época e segue atualmente.

Podemos fazer uma analogia do mosaico com o ser humano, pois semelhante ao mosaico, somos construídos cuidadosamente nas esferas biológica, psicológica, social e espiritual, a partir dos mais variados fragmentos de influências ao longo da nossa história de vida.

A seguir, algumas inspirações pra você, seja para sua igreja ou residência.