VITRAL é um tipo de vidraça composta por pinturas sobre o vidro ou pedaços de vidros coloridos contendo cenas ou personagens, permitindo uma decoração de ambiente que mistura um conjunto de cores, formas, texturas e personalidade. É um elemento caracterizado do estilo gótico.

Os vitrais eram basicamente utilizado em carácter religioso. Mas, hoje vem sendo um destaque na arquitetura e na decoração de ambientes, investido para dar um toque de beleza nas residências e nos mais variados projetos, valorizando muito as construções.

Os vitrais tem uma luminosidade que garante um efeito de luz e uma claridade ao interior dos ambientes, através da transparência do vidro, trazendo uma vantagem de uma incidência de luz sem tirar a privacidade. Pode até parecer irrelevante, mas a incisão da claridade, permite um ambiente iluminado por mais tempo. São coisas que, apesar da simplicidade, podem fazer toda uma diferença quando observados e analisados a riqueza dos detalhes, promovendo ao ambiente seja ele religioso, comercial ou residencial um maior conforto térmico e acústico, podendo ser usado também junto com vidros laminados, temperados e encapsulados.

Vitrais podem ser utilizados para decorar ambientes em forma de painel, vidros das portas, lustres, fachadas, entradas de luz, escadarias; Enfim, são ótimos na decoração.