História dos Vitrais

Os primeiros vitrais apareceram na Europa, na Idade Média, incorporados na arquitetura gótica. Esses foram utilizados nas igrejas e catedrais como objetivo ilustrar as cenas bíblicas para ajudar a população a entender as histórias por meio de figuras, guiando o povo de acordo com os ensinamentos religiosos.

Os vitrais coloridos despertavam a curiosidade das pessoas em relação às histórias contadas em forma de ilustração. Era um meio de atrair a população para as igrejas. Ainda hoje, existe essa tradição de contar as cenas bíblicas dentro das igrejas, através dos vitrais. Vale ressaltar que os vitrais permitiam a elaboração de um vibrante jogo de luzes constituído a partir da combinação de peças de vidro das mais variadas cores.

O Vitral é uma verdadeira peça de arte. Complexo e demorado. A primeira etapa é moldar o vidro em formatos variados, tamanhos e espessuras. Após o aquecimento do vidro, esse pode ser utilizado nesse mesmo formato ou cortado em pedaços menores para se adequar a certos detalhes na imagem.

No vitral confeccionado hoje os materiais e a forma de produzi-los permanecem praticamente o mesmo, o que mudou é a metodologia do processo de fabricação e as opções de vidros coloridos importados, passamos a contar com mais opções de vidros e cores, devido ao desenvolvimento do setor vidreiro internacional, fornos contínuos para queima dos vidros e a especialização da mão de obra dos profissionais artesãos.

Mas há mais opções de vidros coloridos importados e também a técnica do mosaico onde o desenho é feito em um vidro de base e os vidros são recortados em pedacinhos praticamente iguais e colados sob esta base. Há também a técnica ecoglass que são vidros cortados com precisão e com material prima importada onde se faz uma colagem dos vidros com vidros encapsulados, sendo um vitral praticamente blindado.