A HISTÓRIA POR TRÁS DO PRESÉPIO
Datada com mais de 2 mil anos, quando a virgem Maria na época desposada de José, recebeu a visita do anjo Gabriel anunciando a graça de que foi escolhida por Deus para ser a mãe de nosso Senhor Jesus Cristo. José era carpinteiro em Nazaré. Casaram-se e José e Maria tiveram que viajar de Nazaré a Belém. Era preciso apresentar-se ao censo, que visava contar o povo e recolher impostos para Roma, em meio a viagem chegou o tempo de ter o bebê.
Ao chegar ao seu destino se depararam com a falta de um lugar para se hospedarem e assim ficaram em uma estribaria. Naquela noite e naquele humilde lugar, nasceu o Menino Jesus. Ali receberam a visita de pastores, animais e reis magos.
Toda esta história é representada em seu fundamento pelo presépio.

O PRIMEIRO PRESÉPIO
O primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis, no Natal de 1223, em Greccio (cidade perto de Roma, na Itália). Ele queria explicar para as pessoas como foi o nascimento de Jesus Cristo. Sem saber exatamente como ilustrar a história, teve a ideia de pegar argila e montar bonecos de barro.
Após esse dia, por volta do século XVIII, montar presépio dentro de casa virou tradição cristã e se popularizou, ganhando o mundo. Inicialmente era montado somente dentro das igrejas, mas com o passar do tempo ganhou as casas de católicos e hoje é possível ver o cenário em lojas, empresas e lugares públicos.
No Brasil, quem montou o primeiro presépio foi Gaspar de Santo Agostinho, no século 17, em Olinda/PE.

PERSONAGENS DO PRESÉPIO
Tradicionalmente os personagens representados são:
Virgem Maria, José, menino Jesus dentro de uma manjedoura, animais como vacas e ovelhas, anjos, estrela de Belém, Pastores e os três Reis Magos.
Os animais e pastores representam o local onde Jesus nasceu, os anjos são responsáveis por anunciar a chegada de Jesus, a Estrela de Belém orientou os Reis Melquior, Baltazar e Gaspar para o local do nascimento.
