CONHEÇA O MUSEU DA ARTE SACRA DE SÃO PAULO

O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969 e sua instalação data de 29 de junho de 1970. A partir desta data, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração, e onde, desde 1999, está exposto o acervo de presépios do museu.

A parte mais antiga do complexo foi construída sob orientação de Frei Antônio de Santana Galvão para abrigar o recolhimento das irmãs concepcionistas, função esta que também se mantém até hoje.

mas_documentario-4

O acervo do museu começou a ser formado por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, que a partir de 1907 começou a recolher imagens sacras de igrejas e pequenas capelas de fazendas que sistematicamente eram demolidas após a proclamação da República. Na década de 1970, foi possível ampliar significativamente esse acervo.

Atualmente, as principais atribuições do Museu de Arte Sacra de São Paulo são: recolher, classificar, catalogar e expor convenientemente objetos religiosos cujo valor estético ou histórico recomende a sua preservação; expor permanente, pública e didaticamente seu acervo; promover o treinamento, a capacitação profissional e a especialização técnica e científica de recursos humanos necessários ao desenvolvimento de suas atividades; incentivar e apoiar a realização de estudos e pesquisas sobre arte sacra e história da arte; promover cursos regulares, periódicos ou esporádicos de difusão, extensão e de treinamento sobre temas ligados a seu campo de atuação.

mas_documentario-1

O Museu de Arte de São Paulo possui um rico acervo de peças do patrimônio artístico e histórico-cultural religioso brasileiro e mundial, que permite compreender a dinâmica social e cultural que marcou o desenvolvimento da religiosidade e da identidade paulista e brasileira.

A EXPOSIÇÃO “ARTE SACRA ATRAVÉS DOS SÉCULOS”. 

A exposição “Arte Sacra Através dos Séculos” tem como objetivo favorecer o entendimento da produção artística brasileira, entre os séculos XVI e XX, de forma a criar um percurso expositivo, que enriqueça a experiência pessoal do visitante na sua leitura sobre a arte sacra. A proposta foi recuperar a memória da cultura religiosa por meio de uma narrativa que favoreça o entendimento da experiência da fé, da devoção e das práticas litúrgicas.

A preservação, valorização e salvaguarda do patrimônio de arte sacra é importante e deve ser uma atividade permanente. O passado é responsável pela construção do sentido de pertença de uma comunidade e responsável por reforçar os vínculos de identidade coletiva. Manter uma viva relação entre o patrimônio e a comunidade é determinante, porque a “memória é sempre vivida”.

Texto, imagens e vídeo inseridos na íntegra retirados do site oficial do Museu da Arte Sacra de São Paulo. Visite o museu!

🚀 http://museuartesacra.org.br/novidades-no-mas/