Igreja traz ‘fome’ como tema deste ano da Campanha da Fraternidade

Criada durante o período ditatorial, o evento sempre foi utilizado pelas autoridades católicas para criticar e cobrar soluções para mazelas governamentais

O bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, irá presidir a missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2023 da Diocese de Mogi das Cruzes, na Quarta-Feira de Cinzas (22), às 19 horas, na Catedral de Santana.

Neste ano, a campanha terá como tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dá-lhes vos mesmos de comer!”, tirado do Evangelho do apóstolo Mateus.

Por ser considerada pela Igreja Católica como uma “data penitencial”, em que os cristãos manifestam o desejo pessoal de conversão a Deus, a liturgia da missa ainda conserva alguns elementos tradicionais da religião, como a imposição das cinzas durante a celebração, assim como o jejum que deve ser seguido pelos católicos, devendo se absterem, durante aquele dia, de algum alimento, em especial, todo tipo de carne.

As cinzas abençoadas são colocadas sobre a cabeça dos fiéis para lembrar a finitude da existência terrena, ou seja, que todos irão morrer um dia, “que somos pó e ao pó voltaremos”.

A celebração dá início ao período da Quaresma, ao todo 40 dias dedicados à preparação da Páscoa, uma época em que a Igreja recomenda que seus seguidores pratiquem o jejum, esmola e oração, já que tais quesitos “os afastam do mal e fazem com que eles se reconciliem com Deus”.

Mas não é apenas isso. Desde o seu início, a Campanha da Fraternidade procurou sempre chamar a atenção do público em geral para algum problema mais grave enfrentado pelo País. Por isso, a fome que assola uma importante parcela da população brasileira servirá de mote para que a Igreja possa cobrar das autoridades governamentais uma solução para tal situação de penúria enfrentada por muitos brasileiros.

Criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante o período ditatorial, a Campanha da Fraternidade sempre foi utilizada como uma espécie de válvula de escape para que a Igreja pudesse criticar e cobrar das autoridades, em especial do governo central, a solução de graves mazelas da Nação.

Levando em conta, principalmente, o aspecto político que envolve a Campanha da Fraternidade é que a Câmara Municipal de Mogi promove, anualmente, uma sessão solene para marcar o lançamento do evento que, neste ano, acontecerá às 19h30 de quinta-feira (23).

Gostou desse Post? Compartilhe!