A Catedral Nossa Senhora de Guadalupe e o simbolismo de seus detalhes
A Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe, teve sua pedra fundamental abençoada no dia 26 de junho de 2003.
A Catedral de Guadalupe fortalece a devoção à Padroeira da América Latina. Região centralizada em Foz do Iguaçu, ponto de contato entre diversas culturas e tradições.
Com um estilo gótico, a construção moderna, mistura nas janelas e nas colunas uma estrutura moderna de armação metálica.
A própria estrutura já é uma obra de arte. Projetada em cima do formato de uma Cruz Grega ou seja uma cruz reta com todos os braços de mesmo tamanho. Em meio à cruz encontra-se o Círculo, sinal da perfeição e da eternidade de Deus. Sinal também da grande Aliança de Amor de Deus com a humanidade.
Representando a igualdade dos três povos que vivem na tríplice fronteira, a Igreja foi criada com três portas iguais simbolizando cada um deles: Brasileiros, Paraguaios e Argentinos.
Estando localizado num ponto mais alto da cidade, a localização da Igreja lembra um “monte”. Na Bíblia, explica o folheto de divulgação da Catedral, o monte sempre está presente. Moisés subiu ao Monte para receber os Dez Mandamentos e Jesus sempre subia ao Monte das Oliveiras para rezar. Foi do Monte das Oliveiras que ele proferiu o Sermão da Montanha. Da mesma maneira, lembra o diácono Antonino de Bastiani: “a Catedral foi construída na Vila “A” de Itaipu, um dos pontos mais altos da cidade. Do alto, a mensagem proclamada dentro da Igreja é propagada para todos os cantos”.
A Padroeira
A escolha de Nossa Senhora de Guadalupe como padroeira da Diocese de Foz do Iguaçu foi democrática. Houve uma votação para a escolha do nome. Entre os nomes selecionados para a votação estavam a Santíssima Trindade, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Paz, São João Batista e São José Operário. Porém a escolhida foi a Padroeira de Guadalupe: “a maioria optou por Guadalupe, alegando a condição latino-americana da fronteira como principal justificativa pela escolha”, segundo o Bispo.
Simbolismos da Catedral – O Telhado e seus Significados
Quando for visitar a Catedral de Guadalupe, não deixe de apreciar o telhado. Esse possui um designer surpreendente.
O telhado da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe cai em três níveis e cada nível tem um significado.
O primeiro nível do telhado representa o manto que envolve o rosto de Maria, Mãe de Jesus.
O segundo nível do telhado, lembra uma estola, usada pelos sacerdotes na celebração da missa e representa a materialização de um canal de graça, uma ligação entre o céu e a terra, uma referência ao sacramento da ordem. O segundo nível do telhado traz à mente, ainda, as Cataratas do Iguaçu, representando no simbolismo “o maior presente de Deus para Foz do Iguaçu”.
O terceiro nível fica no topo da Igreja, onde se encontra uma estrutura que parece um trevo de quatro folhas, formado pelo encontro de quatro tetos menores.
VITRAIS
Os Vitrais representam os quatro evangelistas e os elementos da natureza: terra, água, fogo e ar.
Evangelista Mateus: Anjo
Elemento água, Nascimento de Jesus
Evangelista Lucas: Touro
Elemento terra, Morte de Cristo
Evangelista Marcos: Leão
Elemento fogo, Ressurreição de Cristo
Evangelista João: Águia
Elemento ar, Ascensão de Cristo
Gostou desse Post? Compartilhe!