Conheça os números impressionantes da considerada a segunda maior igreja do mundo.

Você sabia que a basílica de Aparecida é a Segunda maior igreja do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano, a Basílica de Aparecida impressiona pela sua grandiosidade. São quase 72 mil m², erguida com 25 milhões de tijolos e é composta pelos pavimentos inferior e térreo, arcada e tribuna sul, cúpula central e quatro capelas, além da Torre Brasília.

O térreo, onde está localizado ao altar central, tem 25 mil m² de área e comporta 30 mil fiéis por missa. Acima dele, a cúpula de 70 metros de altura abriga o mosaico entregue em outubro de 2017.

Já o painel, que retrata a árvore da vida e pássaros da fauna brasileira, é formado por cerca de 5 milhões de pastilhas instaladas em uma área que soma 2 mil m².

arquitetura-santuario-aparecida-aniele-5-aa1439e0

A torre, possui 16 andares e mede 109 metros de altura (com a cruz) e foi construída em 1961 e doada pelo então presidente da república Juscelino Kubitschek. É nela que está localizado o mirante, com 324 m², de onde se tem uma vista privilegiada da cidade.

Já a passarela, que liga a basílica nova à velha, foi patrocinada pelo governo de Emílio Garrastazu Medici e inaugurada em dezembro de 1971. Com 392 metros de comprimento e 5,8 metros de largura, ela é sustentada por 11 pilares e tem seu ponto mais alto a 35,5 metros do chão.

A SALA DAS PROMESSAS

A Sala das Promessas, também chamada de Sala dos Milagres, possui 1,3 mil m² de área, um espaço que reúne objetos e testemunhos deixados por devotos como forma de agradecimento às benções recebidas. Só de fotografias, que revestem o teto da sala, são mais de cem mil. Mensalmente, o santuário recebe cerca de 20 mil novos objetos.

COMPLEXO TURÍSTICO

O Complexo Turístico Religioso do Santuário Nacional de Aparecida abriga, ainda, outras instalações grandiosas, distribuídas em uma área de mais de 1,3 milhão de m², sendo 143 mil m² de área construída.

BRAZIL-RELIGION-APARECIDA

MAIS NÚMEROS IMPRESSIONANTES

Um dos maiores estacionamentos da América Latina com 285 mil m² com capacidade para mais de 6 mil veículos. Ainda há espaço para recepção de cavalos e um heliponto.

O Centro de Apoio ao Romeiro, por sua vez, conta com 380 e 874 sanitários, sendo 55 deles adaptados para pessoas com necessidades especiais.

A D’falco Vitrais possui mais de 1000m² em vitrais instalados em todo complexo.  Conheça todos os vitrais de Aparecida instalados pela D’falco, clicando aqui.